PSICOLOGIA
O modelo pedagógico do curso de Psicologia está alinhado às mais recentes tendências em Educação Superior, promovendo a autonomia, a aprendizagem centrada no estudante e uma abordagem crítico-reflexiva. O estudante é o protagonista de seu processo de aprendizagem, enquanto o professor atua como mediador, facilitando a construção do conhecimento. O curso utilizará estratégias baseadas em métodos ativos de ensino-aprendizagem, em especial a interdisciplinaridade e a prática supervisionada que favorecem uma experiência educacional personalizada e enriquecedora para o aluno.
O curso de graduação em Psicologia (10 períodos) tem como objetivo principal formar psicólogos éticos e comprometidos com uma visão humanística, crítica e reflexiva, capacitados para atuar nas diversas áreas da Psicologia. A formação enfatiza o cuidado à saúde mental, a promoção do bem-estar e a prevenção de transtornos psicológicos, preparando o aluno para atuar em diferentes contextos como saúde, educação, empresas e comunidades, sempre com responsabilidade social, espírito científico e pensamento reflexivo.
Os cenários de prática incluem clínicas-escola, hospitais, unidades de saúde, escolas e outras instituições, que servem tanto como espaços de cuidado e assistência quanto como ambientes de aprendizagem, garantindo a qualidade no atendimento e o desenvolvimento de competências profissionais.
Dessa forma, o egresso do curso de Psicologia deverá ser um profissional com formação sólida e abrangente, apto a atuar de forma ética e resolutiva no campo da saúde mental e nas demais áreas da Psicologia. Estará preparado para promover intervenções que valorizem o indivíduo em sua totalidade, considerando aspectos biopsicossociais, e atuar tanto na prevenção quanto na intervenção de problemáticas psicológicas, sempre com foco na comunidade, na família e no indivíduo. A formação abrange ainda uma perspectiva de justiça social, cidadania, e defesa da dignidade humana.
calendário acadêmico
Planos de curso
Planos de Curso
1º Período
Sistemas Orgânicos Integrados I
Comunidades I
Habilidades e Atitudes Médicas I
Práticas Interdisciplinares de Extensão, Pesquisa e Ensino I
Métodos Científicos em Medicina I
2º Período
Sistemas Orgânicos Integrados II
Comunidades II
Habilidades e Atitudes Médicas II
Práticas Interdisciplinares de Extensão, Pesquisa e Ensino II
Métodos Científicos em Medicina II
3º Período
Sistemas Orgânicos Integrados III
Comunidades III
Práticas Interdisciplinares de Extensão, Pesquisa e Ensino III
Habilidades e Atitudes Médicas III
Métodos Científicos em Medicina III
4º Período
Sistemas Orgânicos Integrados IV
Comunidades IV
Práticas Interdisciplinares de Extensão, Pesquisa e Ensino IV
Habilidades e Atitudes Médicas IV
Métodos Científicos em Medicina IV
5º Período
Sistemas Orgânicos Integrados V
Comunidades V
Práticas Interdisciplinares de Extensão, Pesquisa e Ensino V
Habilidades e Atitudes Médicas V
Métodos Científicos em Medicina V
6º Período
Comunidades VI
Práticas Interdisciplinares de Extensão, Pesquisa e Ensino VI
Habilidades e Atitudes Médicas VI
Clínicas Integradas I
7º Período
Comunidades VII
Práticas Interdisciplinares de Extensão, Pesquisa e Ensino VII
Habilidades e Atitudes Médicas VII
Clínicas Integradas II
8º Período
Comunidades VIII
Práticas Interdisciplinares de Extensão, Pesquisa e Ensino VIII
Habilidades e Atitudes Médicas VIII
Clínicas Integradas III
9º Período
Estágio Curricular em Saúde Coletiva
Estágio em Atenção Ambulatorial e Hospitalar em Ginecologia e Obstetrícia I
Estágio Curricular em Atenção Primária em Saúde I
Estágio Curricular em Atenção Primária em Saúde II
10º Período
Estágio Curricular em Urgências e Emergências I
Estágio Curricular em Saúde Mental
Estágio em Atenção Ambulatorial e Hospitalar em Clínica Médica I
Estágio em Atenção Ambulatorial e Hospitalar em Pediatria I
11º Período
Estágio em Atenção Ambulatorial e Hospitalar em Clínica Cirúrgica I
Estágio Curricular em Urgências e Emergências II
Estágio em Atenção Ambulatorial e Hospitalar em Ginecologia e Obstetrícia II
12º Período
Estágio em Atenção Ambulatorial e Hospitalar em Pediatria II
Estágio em Atenção Ambulatorial e Hospitalar em Clínica Médica II
Estágio em Atenção Ambulatorial e Hospitalar em Clínica Cirúrgica II
docentes
MARIA PAULA ANTUNES VALE DA SILVA (COORDENADORA)
Titulação: Mestrado
http://lattes.cnpq.br/3933552890553277
MARCELLA KELLY COSTA DE ALMEIDA (COORDENADORA ADJUNTA)
Titulação: Doutorado
http://lattes.cnpq.br/7259990387407475
ALOISO SAMPAIO SOUZA
Titulação: Mestrado
http://lattes.cnpq.br/9369641203591327
AURYCÉIA JAQUELYNE GUIMARÃES DA COSTA
Titulação: Doutorado/Pós-Doutorado
http://lattes.cnpq.br/5342395629825218
DANIELE SALGADO DE SOUSA
Titulação: Doutorado
http://lattes.cnpq.br/5686432777054273
DIEGO SIMEONE FERREIRA DA SILVA
Titulação: Doutorado
http://lattes.cnpq.br/2647483416558959
GEORGE DE ALMEIDA MARQUES
Titulação: Especialização
http://lattes.cnpq.br/8640738000690867
LAISA FALCÓN POMPA
Titulação: Especialização
http://lattes.cnpq.br/8420558921102465
LILIAN OLIVEIRA MAGALHÃES
Titulação: Mestrado
http://lattes.cnpq.br/0637344217671966
NIOMARA DE JESUS DA SILVA SALES
Titulação: Mestrado
http://lattes.cnpq.br/9333300649453938
RAFAELA MACAGNAN
Titulação: Doutorado
http://lattes.cnpq.br/2730966546094546
RONYERE OLEGÁRIO ARAÚJO
Titulação: Doutorado
Confira a lista de Docentes que compõe o time da Afya Bragança.
Matriz curricular
rematrícula
Faça a sua rematrícula agora através do Portal do Aluno é rápido, fácil e on-line.
A rematrícula acontecerá do dia 17/06/2024 até o dia 10/07/2024, para acadêmicos do curso de Medicina.
Para prosseguir com o processo, acesse o Portal do Aluno e clique em “Matrícula Online”, no canto superior, ou no menu à esquerda dentro do portal do aluno, e seguir os passos.
Clique aqui e acesse: PORTAL DO ALUNO
Tutorial Antecipação Semestral
nde
O Núcleo Docente estruturante (NDE) é o órgão responsável pela elaboração, implementação, atualização e consolidação do Projeto Pedagógico do Curso.