O modelo pedagógico do curso está em consonância com as mais modernas tendências em Educação Médica, baseado na autonomia, aprendizagem de adultos, crítico-reflexiva e centrada no estudante, que é o sujeito ativo da aprendizagem, tendo o professor como mediador do processo de ensino-aprendizagem. Assim, o curso utiliza estratégias ancoradas em métodos ativos de ensino-aprendizagem, preferencialmente em pequenos grupos, onde a motivação, a problematização, a interdisciplinaridade e a vivência prática no sistema de saúde permitem uma individualização da experiência educacional do aluno.
O curso de graduação em Medicina (12 períodos) tem como objetivo principal formar profissionais éticos e generalistas, com visão humanística, crítica e reflexiva, aptos para o exercício da medicina na Rede de Atenção à Saúde, com ênfase na Atenção Primária em Saúde e nos serviços de urgência e emergência, atuando nas áreas de Atenção à Saúde, Gestão em Saúde e Educação em Saúde; bem como preparar para a participação no desenvolvimento social, além de estimular o desenvolvimento da responsabilidade social, espírito científico, do pensamento reflexivo e da criação cultural.
Os cenários de prática utilizados consistem nas unidades básicas de saúde, na Unidade de Pronto Atendimento e no Hospital local, espaços de cuidado e assistência e espaços de aprendizagem, prezando a qualidade do cuidado.
Assim, o egresso do curso de Medicina da nossa instituição deverá ser um médico com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar, eticamente, de forma resolutiva no processo saúde-doença, em seus diferentes níveis de atenção - em especial no âmbito da atenção primária e na rede de urgência e emergência, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação em saúde, com foco nos indivíduos, na família e na comunidade, na perspectiva da integralidade e da abrangência do cuidado em saúde, desde o atendimento até a gestão, com senso de responsabilidade socioambiental, justiça, cidadania e defesa da dignidade humana.
A carga horária do curso está dividida de 1º ao 8º períodos em 3.850 horas, Estágio Curricular (Internato 9º ao 12º períodos) com 2.884 horas, Disciplinas Eletivas 132 horas, TCC com 34 horas, Atividades Complementares com 125 horas e 488 horas de Extensão Institucional, totalizando 7.513 horas.
Coordenador do curso
Ao coordenador do curso de medicina compete:
- Coordenar e supervisionar as atividades dos Colegiados de Curso de Medicina;
- Elaborar o horário de aulas do curso, encaminhando-o ao Colegiado para aprovação e à Diretoria Acadêmica para consolidá-lo;
- Convocar e presidir as reuniões dos Colegiados de Curso;
- Orientar os discentes quanto aos aspectos acadêmicos e pedagógicos, por ocasião da matrícula e da renovação de matrícula, em articulação com a Secretaria de Registros e Controle Acadêmicos;
- Divulgar as atividades e decisões do Colegiado de Curso
- Orientar e acompanhar a vida acadêmica dos discentes;
- Avaliar o desempenho dos docentes vinculados à Coordenação de Curso;
- Manter permanente articulação com as Coordenações de Pesquisa e de Extensão, entre outras atribuições emanadas do Regimento Interno do AFYA Bragança.
Autorização:
Portaria Nº 530 de 15 de março de 2022, publicada no Diário Oficial da União de 16/03/2022.
Clique aqui para conferir o cadastro da instituição no Sistema e-Mec
Duração: 6 anos
Carga horária total: 7.513 horas
Turno: Integral
Modalidade: Presencial
Grau: Bacharelado
Mensalidade: R$ 8.920,75
Total de Vagas: 50 vagas anuais
Coordenação: Prof.(a) Maria Paula Antunes Vale da Silva
Contato: [email protected]
Coordenação Adjunta: Prof.(a) Marcella Almeida
Contato: [email protected]
Processo Seletivo
A AFYA Bragança utiliza, com a autorização do MEC, as notas no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) ou Processo Vestibular para o ingresso dos alunos no curso de Medicina
calendário acadêmico
Planos de curso
Planos de Curso
1º Período
Sistemas Orgânicos Integrados I
Comunidades I
Habilidades e Atitudes Médicas I
Práticas Interdisciplinares de Extensão, Pesquisa e Ensino I
Métodos Científicos em Medicina I
2º Período
Sistemas Orgânicos Integrados II
Comunidades II
Habilidades e Atitudes Médicas II
Práticas Interdisciplinares de Extensão, Pesquisa e Ensino II
Métodos Científicos em Medicina II
3º Período
Sistemas Orgânicos Integrados III
Comunidades III
Práticas Interdisciplinares de Extensão, Pesquisa e Ensino III
Habilidades e Atitudes Médicas III
Métodos Científicos em Medicina III
4º Período
Sistemas Orgânicos Integrados IV
Comunidades IV
Práticas Interdisciplinares de Extensão, Pesquisa e Ensino IV
Habilidades e Atitudes Médicas IV
Métodos Científicos em Medicina IV
5º Período
Sistemas Orgânicos Integrados V
Comunidades V
Práticas Interdisciplinares de Extensão, Pesquisa e Ensino V
Habilidades e Atitudes Médicas V
Métodos Científicos em Medicina V
6º Período
Comunidades VI
Práticas Interdisciplinares de Extensão, Pesquisa e Ensino VI
Habilidades e Atitudes Médicas VI
Clínicas Integradas I
7º Período
Comunidades VII
Práticas Interdisciplinares de Extensão, Pesquisa e Ensino VII
Habilidades e Atitudes Médicas VII
Clínicas Integradas II
8º Período
Comunidades VIII
Práticas Interdisciplinares de Extensão, Pesquisa e Ensino VIII
Habilidades e Atitudes Médicas VIII
Clínicas Integradas III
9º Período
Estágio Curricular em Saúde Coletiva
Estágio em Atenção Ambulatorial e Hospitalar em Ginecologia e Obstetrícia I
Estágio Curricular em Atenção Primária em Saúde I
Estágio Curricular em Atenção Primária em Saúde II
10º Período
Estágio Curricular em Urgências e Emergências I
Estágio Curricular em Saúde Mental
Estágio em Atenção Ambulatorial e Hospitalar em Clínica Médica I
Estágio em Atenção Ambulatorial e Hospitalar em Pediatria I
11º Período
Estágio em Atenção Ambulatorial e Hospitalar em Clínica Cirúrgica I
Estágio Curricular em Urgências e Emergências II
Estágio em Atenção Ambulatorial e Hospitalar em Ginecologia e Obstetrícia II
12º Período
Estágio em Atenção Ambulatorial e Hospitalar em Pediatria II
Estágio em Atenção Ambulatorial e Hospitalar em Clínica Médica II
Estágio em Atenção Ambulatorial e Hospitalar em Clínica Cirúrgica II
docentes
MARIA PAULA ANTUNES VALE DA SILVA (COORDENADORA)
Titulação: Mestrado
http://lattes.cnpq.br/3933552890553277
MARCELLA KELLY COSTA DE ALMEIDA (COORDENADORA ADJUNTA)
Titulação: Doutorado
http://lattes.cnpq.br/7259990387407475
ALOISO SAMPAIO SOUZA
Titulação: Mestrado
http://lattes.cnpq.br/9369641203591327
AURYCÉIA JAQUELYNE GUIMARÃES DA COSTA
Titulação: Doutorado/Pós-Doutorado
http://lattes.cnpq.br/5342395629825218
DANIELE SALGADO DE SOUSA
Titulação: Doutorado
http://lattes.cnpq.br/5686432777054273
DIEGO SIMEONE FERREIRA DA SILVA
Titulação: Doutorado
http://lattes.cnpq.br/2647483416558959
GEORGE DE ALMEIDA MARQUES
Titulação: Especialização
http://lattes.cnpq.br/8640738000690867
LAISA FALCÓN POMPA
Titulação: Especialização
http://lattes.cnpq.br/8420558921102465
LILIAN OLIVEIRA MAGALHÃES
Titulação: Mestrado
http://lattes.cnpq.br/0637344217671966
NIOMARA DE JESUS DA SILVA SALES
Titulação: Mestrado
http://lattes.cnpq.br/9333300649453938
RAFAELA MACAGNAN
Titulação: Doutorado
http://lattes.cnpq.br/2730966546094546
RONYERE OLEGÁRIO ARAÚJO
Titulação: Doutorado
Confira a lista de Docentes que compõe o time da Afya Bragança.
Matriz curricular
rematrícula
Faça a sua rematrícula agora através do Portal do Aluno é rápido, fácil e on-line.
A rematrícula acontecerá do dia 17/06/2024 até o dia 10/07/2024, para acadêmicos do curso de Medicina.
Para prosseguir com o processo, acesse o Portal do Aluno e clique em “Matrícula Online”, no canto superior, ou no menu à esquerda dentro do portal do aluno, e seguir os passos.
Clique aqui e acesse: PORTAL DO ALUNO
Tutorial Antecipação Semestral
nde
O Núcleo Docente estruturante (NDE) é o órgão responsável pela elaboração, implementação, atualização e consolidação do Projeto Pedagógico do Curso.