Turma de Medicina promove conscientização sobre inclusão de pessoas com deficiência

A turma do 3º período de Medicina da Afya Bragança, realizou ontem (16) um evento de extensão acadêmica com intuito de levar ações de conscientização para inclusão de pessoas com deficiência. Reuniram os alunos do terceiro ano do Instituto Santa Teresinha (IST) na palestra que apresentou a importância do uso do cordão de girassol.

Esse item é necessário para orientar na identificação de pessoas com deficiências que não são facilmente perceptíveis no cotidiano, como é o caso da surdez, Transtorno do Espectro Autista (TEA), algumas deficiências intelectuais, entre outras.

O instrumento foi formalizado na Lei n° 14.624, sancionada em 17 de julho de 2023, altera o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei n° 13.146/2015). Conhecendo a simbologia empregada no uso do cordão de girassol, o indivíduo poderá entender que aquela pessoa que o utiliza possui uma necessidade especial oculta para compreensão e respeito.

Durante a apresentação em sala, os alunos da disciplina de Comunidade III do PIEPE, também exibiram uma ressonância magnética, mostrando as especificidades do cérebro de uma pessoa com autismo.

O evento contou com a supervisão da professora Ms. Lilian Magalhães, além da equipe técnica educacional do Instituto Santa Teresinha.