Projeto da AFYA Bragança é selecionado em programa de bolsas de pesquisa científica

A professora Aurycéia Guimarães e a aluna Izabela Doce

A professora da AFYA Bragança, Aurycéia Guimarães, e a discente Izabela Doce, foram selecionadas para o “Afycionados por Ciência”. Este é um programa de concessão de bolsas de pesquisas, o qual tem por missão fortalecer a análise no ambiente acadêmico, auxiliando a formação e desenvolvimento do corpo discente e docente da instituição.

Nos próximos 10 meses, as pesquisadoras vão desenvolver seu projeto intitulado de: “Metabarcoding para a detecção de bactérias patógenas em corpos de água no município de Bragança, Pará, e sua relação com doenças infecciosas intestinais”.

Através de sequenciamento de DNA, será feita a verificação da presença e identificação de bactérias nas amostras de água do Rio Chumucuí, região bragantina; amostras de torneiras de residências abastecidas pela água tratada através da COSANPA – companhia responsável pelo abastecimento doméstico no Estado do Pará; além de amostras de água de residências que tem poço artesiano.

Segundo a professora, “este projeto irá aplicar uma metodologia atualizada e rebuscada, que é a análise de sequências de DNA para identificar essas bactérias que estão na água consumida pela população bragantina. Com isso, será possível relacionar com as doenças infecciosas intestinais que acometem os moradores da região”.

O investimento na pesquisa científica dentro do ambiente acadêmico da AFYA, permite que os alunos desenvolvam habilidades adicionais em sua formação acadêmica. Assim, professores e discentes tem em conjunto a construção de novas ações em saúde que visam melhorar a qualidade de vida da população ao qual as Faculdades estão inseridas.