Confira os projetos do Grand Prix de Inovação
O Grand Prix de Inovação foi um sucesso de realização. Para os idealizadores do evento, parceria entre SENAI e ITPAC Bragança, o enriquecimento do aprendizado obtido pelos estudantes foi o principal prêmio desta corrida pela inovação.
As quatro equipes concluíram seus projetos de acordo com o desafio proposto pelo time do ITPAC Bragança, idealizado pelo Prof. Dr. Michel James: “Localização de DEA no suporte básico de vida por leigos e especialistas”. A ideia é que cada escuderia criasse um sistema no intuito de diminuir o tempo-resposta de um paciente no quadro de parada cardiorrespiratória, até a chegada do DEA (desfibrilador externo automático) ou de um profissional qualificado.
Mesa de avaliadores do Grand Prix.
Os protótipos foram julgados por uma banca de especialistas formada pela Coordenadora do Curso de Medicina do ITPAC Bragança, Prof.ª Dr.ª Maria Paula Antunes; o Diretor do SENAI Bragança, o Sr. João Rui Teixeira da Silva; o Oficial da Polícia Militar de Bragança, Sr. Denison Wander Teixeira Santos; representante do Hospital Geral, Enfermeira Augusta; e ainda o professor da Faculdade de Medicina ITPAC Bragança, Prof. Aluísio Sampaio Sousa.
Os projetos desenvolvidos na ação
Equipe Amarela apresentando seu protótipo.
Cada escuderia teve seu tempo para realizar a defesa dos projetos, explicando as nuances e formas de utilização. A ideia campeã foi desenvolvida pela Equipe Amarela, que propôs um aplicativo direcionado para mostrar os locais onde se encontram os pontos mais próximos com o DEA, através da ativação da localização do aparelho eletrônico.
Maquete idealizada pelos membros da equipe.
Assim, o aplicativo indicaria a Unidade de Saúde mais próxima, ou mesmo órgãos de Segurança Pública, bombeiros, entre outros, contendo o contato telefônico dessa unidade e discagem rápida. Haveria então a comunicação com a viatura, ou veículo de transporte de saúde, que estivesse rodando em alguma região onde ocorreu a chamada de emergência, consequentemente reduzindo o tempo para o atendimento.
Equipe Amarela recebendo medalha e certificado de participação.
A Equipe Azul desenvolveu um protótipo de aplicativo voltado para acionar cada ACS das Unidades Básica de Saúde, que estejam aptos para o pronto atendimento com o uso do DEA.
Membros da equipe azul apresentando sua proposta.
O aplicativo consiste em uma rápida emissão de notificação de alerta para o agente lotado na UBS do bairro próximo ao paciente, usando como meio de locomoção motocicletas. Com isso, pretende-se reduzir o tempo de chegada do DEA no local necessário aumentando a taxa de sobrevida do paciente.
Projeto da Equipe Azul ilustrando o cenário do seu produto.
Já a Equipe Laranja apresentou o Cárdio Life, um aplicativo que por meio de um clique, aciona a rede de monitoria que utiliza inteligência artificial para acionar as agências de emergência mais próximas, solicitando um DEA. Além disso, o aplicativo notifica um membro da rede de contatos do usuário para que possa prestar apoio no local.
Alguns integrantes da equipe apresentando sua ideia.
Modelo de ação e maquete da equipe laranja.
A Equipe Verde decidiu por planejar um aplicativo chamado MAP DEA, capaz de mapear todos os pontos de referências do DEA, com acesso a números telefônicos das localizações dos aparelhos próximos a ocorrências de emergência.
Apresentação do Mapeamento do DEA.
A ideia também decorre da capacitação de Agentes de Saúde para que estejam aptos a utilizar os equipamentos, bem como os próprios a realizarem orientação do manuseio correto do desfibrilador portátil, e também propaguem por meio de informações sobre como agir em situações onde um indivíduo esteja tendo um problema cardiovascular.
Maquete utilizada pela equipe Verde para demonstrar seu protótipo.
Desenvolvimento e parcerias
Foto dos participantes e convidados do evento.
O Grand Prix SENAI de Inovação – 4ª Edição Escolar contemplou as melhores ideias que desenvolveram a capacidade empreendedora, criativa e de raciocínio lógico no intercâmbio entre tecnologia e saúde. As equipes tiveram a participação de estudantes de Medicinas do ITPAC Bragança, além de professores realizando consultorias técnicas aos alunos.
Na cerimônia de premiação ainda se fizeram presentes: Davis Silva Siqueira, Gerente de Educação Profissional do SENAI do Pará; o Subtenente Diomar, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra de Bragança; O terceiro Sargento Mesquita, representante do 24º Grupamento de Bombeiro Militar de Bragança; a Diretora da COPPEXII, Rafaela Macaiã; e a Vice coordenadora do Curso de Medicina, Prof.ª Dra.ª Marcela Almeida.