Afya Bragança recebe capacitação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Na manhã desta quarta-feira (16), a Afya Bragança foi palco de um importante momento de aprendizado e conscientização: a formação para professores sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), como parte da programação do Mês de Conscientização sobre o Autismo.

A iniciativa, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Afya, promoveu palestras e uma roda de conversa voltadas à compreensão do autismo, com foco no suporte aos profissionais da educação.

O evento teve início com as palavras de acolhimento do diretor da Afya Bragança, Prof. Me. Ronyere Olegário de Araújo, que deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância de iniciativas como essa para a construção de uma sociedade mais inclusiva e empática. Em sua fala, o diretor reforçou o compromisso da instituição com a formação humana e o apoio a causas que fortalecem a educação e a saúde no município.

A iniciativa, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Afya, promoveu palestras e uma roda de conversa voltadas à compreensão do autismo, com foco no suporte aos profissionais da educação.

O Prof. Me. Jacsân Pires da Silva conduziu a palestra principal com o tema "Compreendendo o autismo: informação e apoio para os professores" .Com ampla formação na área, o professor é especialista em Psicopedagogia, Terapia Cognitiva e no Método ABA, além de atuar como pedagogo e gestor da APAE Bragança.

A programação contou ainda com uma roda de conversa enriquecedora, com capacitação da Profª . Nylmara Sales (Instituto Florescer), Profª Nazely Santos (Coordenadora de Educação Especial – SEMED) e Profª Ady Alves (Técnica de Referência em Educação Especial – 1ª DRE).

Além da capacitação, o evento também contou com a realização da Feira do Empreendedorismo Inclusivo, que destacou iniciativas e talentos ligados à causada inclusão.

Para Carla Setúbal, coordenadora municipal de Políticas Públicas para o Autismo, o encontro marca um momento histórico para o município:
“Momento ímpar para a educação bragantina, onde a rede municipal, através da SEMED, a rede estadual, através da DRE, junto de instituições e ONGs que realizam atendimento para a pessoa autista, caminham em um único propósito que é capacitar os seus professores e todo o corpo docente escolar.”

Mais doque uma capacitação, o evento foi um passo significativo rumo a uma educaçãomais inclusiva, empática e preparada para acolher todas as formas de ser eaprender.

Afya, do tamanho do seu sonho. Vem ser Afya.